quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Resumo Cap. 4
Projeto Político Pedagógico e Proposta Pedagógica

A prática, ou seja, a ação humana transformadora, é uma movimento de ação - reflexão -ação, é um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola na busca de alternativas para alcançar melhor qualidade do ensino que oferece.
Quando se tem um bom planejamento de ensino e aprendizgem, move-se toda comunidade em benefício de sua escola, sendo assim esse o objetivo de melhorias pedagógicas.
A característica do projeto são diretrizes e propostas para melhor organizar, sistematizar e significar as atividades desenvolvidas pela escola como um todo, sua dimensão pede o envolvimento ativo de diversos segmentos escolares e um real compromisso sóciopolitico.
A intenção do projeto é melhorar a qualidade de ensino de forma coletiva e eficaz.
Para atingir as intenções é primordial definir as metas a serem atingidas, determinar seus objetivos.
Para tanto, é necessário análisar a realidade, e então traçar uma programação.
Sendo analisado a elaboração do projeto e a busca por um processo de qualidade, na qual a participação coletiva deve ser efetiva, assim todos são necessários para por em prática a ação do projeto.
É feito então um documento que precisa ser citado suas diretrizes e seus objetivos educacionais determinados pelos Parâmetros curriculares nacionais ( PCN) e/ ou pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Nele são determinados os resultados a serem atingidos, a aprendizagem dos alunos e o desempenho da escola.
Neste documento devem constar as competências e habilidades que os alunos deverão atingir durante, e ao final do processo educativo e os conceitos integradores e significativos à aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário