quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Resumo Cap. 4
Projeto Político Pedagógico e Proposta Pedagógica

A prática, ou seja, a ação humana transformadora, é uma movimento de ação - reflexão -ação, é um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola na busca de alternativas para alcançar melhor qualidade do ensino que oferece.
Quando se tem um bom planejamento de ensino e aprendizgem, move-se toda comunidade em benefício de sua escola, sendo assim esse o objetivo de melhorias pedagógicas.
A característica do projeto são diretrizes e propostas para melhor organizar, sistematizar e significar as atividades desenvolvidas pela escola como um todo, sua dimensão pede o envolvimento ativo de diversos segmentos escolares e um real compromisso sóciopolitico.
A intenção do projeto é melhorar a qualidade de ensino de forma coletiva e eficaz.
Para atingir as intenções é primordial definir as metas a serem atingidas, determinar seus objetivos.
Para tanto, é necessário análisar a realidade, e então traçar uma programação.
Sendo analisado a elaboração do projeto e a busca por um processo de qualidade, na qual a participação coletiva deve ser efetiva, assim todos são necessários para por em prática a ação do projeto.
É feito então um documento que precisa ser citado suas diretrizes e seus objetivos educacionais determinados pelos Parâmetros curriculares nacionais ( PCN) e/ ou pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Nele são determinados os resultados a serem atingidos, a aprendizagem dos alunos e o desempenho da escola.
Neste documento devem constar as competências e habilidades que os alunos deverão atingir durante, e ao final do processo educativo e os conceitos integradores e significativos à aprendizagem.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Palestra: Apresentação do ler e escrever
Professora: Graziela Bortoletto Bangatto

O professor deve olhar aquilo que a criança já sabe, e não o que ela não sabe. E estar preparado para ensinar crianças com muito e pouco saber.
A criança tem saberes primitivos e diferentes uma da outra.
Para o professor começar a alfabetização, é bom começar com o gênero lista, e com palavras polissílabas para as monossílabas.
Compreender o sistema de escrita da criança, ajudará o professor a ensiná-las a ler e a escrever. Compreendendo a escrita da criança o professor irá saber em qual das hipóteses da escrita a ela está, se a hipótese é: silábica com valor sonoro, silábica sem valor sonoro, pré-silábica, escrita silábica e alfabética ou recém alfabético, e assim saberá como trabalhar com cada uma delas.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O Contrato e a Cumplicidade

A aula tenderia para muitos professores mais para pesadelo que para momento mágico da aprendizagem. Tudo porque esses docentes, resistem em mudar sua forma de trabalhar, deveriam refletir sobre a aula que vão dar, para não causar preconceito diante do aluno.
Que seria uma aula se não um contrato entre professores e alunos envolvendo uma troca entre ambas as partes. Essa cumplicidade só poderá surgir do diálogo entre ambos, desde o primeiro dia de aula, quando o professor se interessará pela vida de seus alunos.
O professor tem que ter domínio do conhecimento da matéria, motivação das aulas, dosagem dos conteúdos e metodologia facilitadora de aprendizagens.


O preparo da aula: O Roteiro e as Metodologias

Para alguns docentes a metodologia aplicada compõe apenas de leitura, algumas explicações do conteúdo e questionários. Esse método leva a precárias aprendizagens,com péssimos desempenhos em diversas disciplinas, principalmente em língua portuguesa onde o aluno apresenta caligrafia ilegível,falhas em interpretação de texto e redação. E não se diga que esse resultado seja por falta de recursos, atualmente a maior parte das escolas públicas dispõe de materiais audiovisuais, televisão, bibliotecas etc.Mas milhares de professores sequer se dão ao trabalho de pôr em uso, alias improvisam o tempo todo com atividades pouco criativas, desorganizadas e aleatórias, que só confundem e irritam os alunos. O resultado não poderia ser outro indisciplina, rebeldia e desrespeito com o professor. Por outro lado bons professores que utilizam esses recursos,desenvolvem aulas prazerosas, criativas e estimulantes, nessas aulas há o trabalho permanente, o prazer em conviver, a tranquilidade nas relações humanas e raros casos de indisciplina.

Preparação

Preparar a aula é sem duvidas o inicio de valorização do trabalho do educador,não existe aprendizado concreto e absoluto para ambos se não houver um planejamento dentro da realidade que é a escola hoje, seria como adentrar uma floresta escura sem equipamentos adequados, mesmo conhecendo o local sabendo o que fazer não sei como fazer, nem de que maneira achar a saída.
Preparar uma aula é desenvolver uma comunicação necessária entre professor e aluno e é essa comunicação que vai facilitar a assimilação da matéria apresentada ao educando. Aulas planejadas, com conteúdos sobre problemas sociais políticos econômicos e culturais do município e até do país podem ajudar a desenvolver reflexões e opiniões e isso contribui em muito para o desenvolvimento de uma aula prazerosa e significativa para ambos
Afinal de que vale informações, métodos, praticas e teorias se não adentrar a realidade dos alunos e não os fizerem formar opiniões, seria inútil saber tanto e não conseguir ensinar nada